Instituto de Ciências de Saúde de Quelimane



O Instituto de Ciências de Saúde de Quelimane designado abreviadamente por ICSQ, é uma instituição vocacionada na formação de quadros de saúde até ao nível médio. Subordina-se à Direcção Provincial de Saúde e ao Departamento Nacional de Formação do MISAU. Tendo funcionado de 1976 a 2007 no centro da cidade de Quelimane, actualmente (com novas instalações construídas pelos Governos da República de Moçambique e do Japão) localiza-se a 11 km da cidade, ao longo da Estrada regional nº 470, no bairro residencial de Namuinho, contíguo ao Hospital Central de Quelimane.

 

Breve Historial

O Instituto Técnico de Ciências Médicas e Paramédicas de Quelimane, actual Instituto de Ciências de Saúde de Quelimane, foi criado pelo Decreto 25/76 de 19 de Junho. Iniciou o seu funcionamento a 12 de Julho de 1976 a 2007 no centro da cidade de Quelimane com 5 (cinco) cursos, nomeadamente, Enfermagem «A», Enfermagem «B», Agentes de Medicina Preventiva, Auxiliares de Farmácia e Microscopistas.

Graduou pela primeira vez 54 Profissionais, dos cursos de Promoção de Serventes a Microscopistas e do curso de Enfermagem «B», no mês de Julho do ano de 1977, com um total de 5 graduados no primeiro e 49 graduados no segundo. No ano seguinte, graduou os restantes cursos, sendo 15 do curso de Enfermagem «A», 20 do curso de Agentes de Medicina Preventiva e 16 do curso de Auxiliares de Farmácia.
Os primeiros cursos ministrados foram de auxiliares, elementares e básicos de enfermagem, farmácia, microscopistas e laboratório, parteiras e ESMI.


A Infraestrutura do Instituto de Ciências de Saúde de Quelimane contava com 6 (seis) salas de aulas, uma sala de informática e um laboratório humanístico. No terceiro piso localizavam-se os dormitórios em dois blocos, masculino e feminino respectivamente. Ambos com capacidade instalada de 84 camas.